Geografia

Localizado no médio Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, Botuverá apresenta uma área total de 303,02 km² sendo em torno de 2,5 km² de área urbana e 300,52 km² de área rural. Tem como municípios limites os municípios de Guabiruba, Indaial e Blumenau (N), Nova Trento (S), Vidal Ramos e Presidente Nereu (O) e Brusque (L).

Geografia Botuverá

A maior parte do território de Botuverá é montanhoso. Nestas montanhas localizam-se as verdes matas que representaram por muitos anos, a maior fonte de riquezas naturais com a extração da lenha e madeira de lei e outras qualidades extraídas pelo grande número de madereiras existentes no município.

A extração da madeira nativa pelas madereiras do Município e Região na década de 80 trouxeram como conseqüência um desmatamento muito significativo no município. Atualmente nestes locais mais acidentados, cresceu uma nova vegetação, muito densa, denominada capoeira, que está sendo substituída gradativamente pelo reflorestamento com eucaliptos ou pinus.

As madereiras deixaram de exercer suas atividades extraindo madeira nativa, obedecendo o plano de preservação ambiental, considerando que as matas do município estão incluídas ou pertencem à Mata Atlântica, transformada em área de preservação permanente, pelo Decreto Federal Nº 750/90. As poucas madereiras ainda em atividade no município buscam sua matéria prima, principalmente o pinus em outros municípios. Entretanto é importante ressaltar que o Município possui uma cobertura vegetal de 70% (setenta por cento) do total da área geográfica, local onde existe uma biodiversidade muito grande.

A área total do município apresenta a seguinte composição de relevo: 18,2% planícies, 50% encostas e 31,8% de montanhas e apresentando uma altitude de 85m.

As áreas planas ou menos acidentadas, nas quais se pratica a agropecuária, estão localizadas ao longo dos vales por onde correm o Rio Itajaí-Mirim e seus afluentes, tais como, Ribeirão Cristalina (ribeirão que faz divisa entre Botuverá e Guabiruba), Ribeirão do Sessenta, Ribeirão Porto Franco, Ribeirão da Gabiroba, Ribeirões do Lageado Alto e Baixo e Ribeirão do Ouro. A localidade de Cristalina, com uma área de 10,75 km², passou a pertencer, de acordo com a Lei Nº 10.024 de 26/12/95, ao Município de Brusque.

A localização do município de Botuverá determina um clima de características mesotérmicas, úmido com verões quentes e invernos frios e uma média de precipitações anuais de 1.800mm. Constata-se uma temperatura média de 20ºC e umidade relativa do ar de 80%.

Botuverá está interligado ao município de Brusque pela Rodovia Estadual SC 486 pavimentada, e aos municípios de Presidente Nereu (45 km) e Vidal Ramos (60 km) pela mesma rodovia, ainda não pavimentada. A distância média das principais cidades da região é a seguinte: Brusque – 22 km; Blumenau – 70 km; Itajaí – 55 km; Gaspar – 46 km e Florianópolis – 149 km.

Geografia Botuverá

O município de Botuverá foi dividido em localidades, Areia Alta, Vargem Grande, Ourinho, Barra da Areia, Ribeirão do Ouro, Lageado, Lageado Alto, Lageado Baixo, Gabiroba, Ribeirão Porto Franco, Águas Negras, Sessenta, Vargem Grande. Algumas comunidades maiores foram divididas em subcomunidades a saber: Caçador, Chapadão, Chapadão Figueira, Vargem Pequena, Agrião, Praia Vermelha, Vila Catorze, Salto de Águas Negras, Bracinho, Oito, Alto Pedras Grandes, Senci e Sete.